O laboratório de leitura é uma experiência de leitura compartilhada dos clássicos da literatura universal. É resultado de uma experiência do historiador Dante Gallian na Escola Paulista de Medicina e ministrado na Casa Arca, em São Paulo, bem como em ambientes corporativos e mesmo domésticos.

O coordenador escolhe uma determinada obra e os participantes a leem antes do primeiro encontro. Há então três momentos distintos:

a) histórias de leitura – os participantes relatam a sua experiência de leitura prévia da obra, seu impacto e as impressões daí advindas;

b) itinerário de discussão – em conjunto, rememora-se a história contada e discutem-se suas partes principais;

c) histórias de convivência – os participantes relatam a experiência como um todo, o que mudou em sua compreensão da obra, as novas perpectivas abertas por esta em sua visão de mundo.

O Laboratório de Leitura é o carro-chefe do Dom Livresco, mas também realizamos outras atividades, como os Diálogos Restaurativos e os Círculos Virtuais de Debates.

Com base na metodologia dos Círculos de Diálogo promovidos por Kay Pranis, reflete-se sobre um tema previamente escolhido, tendo como pano de fundo a literatura.

O Círculo de Diálogo é um dos vários processos circulares de contrução de paz, utilizados na esteira do movimento da Justiça Restaurativa.

Para cada encontro, sugere-se a leitura de uma obra literária que possa contribuir para a discussão do tema escolhido.

Os encontros são realizados pela plataforma Zoom e a inscrição é aberta a todos os que quiserem participar. É inicialmente apresentado um livro clássico da filosofia, após o que discutire-se a questão previamente selecionada – um dos questionamentos fundamentais do pensamento humano cuja discussão seja suscitada pela obra.

Um dos objetivos do Círculo de Debates é estimular a leitura dos clássicos pelo público não especializado, ensejando a oportunidade de comprovar o valor perene dessas obras e a atualidade das discussões ali levantadas. Todavia, a leitura do texto não é obrigatória para a participação, pois a discussão será livre e aberta, não se restringindo aos temas e perspectivas presentes no livro.