QUESTÕES DE APOIO – A Festa de Babette
10 de fevereiro de 2023Proposta: Realização do Laboratório de Leitura como parte da Semana do Servidor do MPGO.
Definição e objetivo geral: O Laboratório de Leitura é uma atividade de formação humanística desenvolvida a partir da leitura e discussão de clássicos da literatura universal. Trata-se de um espaço estruturado de compartilhamento da leitura, com o fim de promover a abertura para a dimensão humanística da cultura. Seu ponto de partida é o reconhecimento da experiência estético-reflexiva propiciada pela literatura como meio de humanização no âmbito pessoal e profissional.
Objetivos específicos:
– Promover a humanização individual e coletiva ao levantar e discutir, de forma coordenada, as questões universais do homem, almejando estimular experiências estético-reflexivas enriquecedoras;
– Gerar um espaço de socialização e humanização a partir do diálogo coordenado acerca de afetos, impressões e ideias, suscitado pela leitura de textos de inegável qualidade literária;
– Potencializar a experiência da leitura e promover o aprendizado da escuta e do diálogo;
– Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana e profissional.
Metodologia:
O coordenador escolhe uma determinada obra e os participantes a leem antes do primeiro encontro. Há então três momentos distintos:
a) histórias de leitura – os participantes relatam a sua experiência de leitura prévia da obra, as impressões e afetos daí advindos;
b) itinerário de discussão – em conjunto, rememora-se a história contada e discutem-se sua estrutura narrativa, seus personagens, suas partes principais e seu significado geral;
c) histórias de convivência – os participantes relatam a experiência como um todo, o que mudou em sua compreensão da obra e as novas perspectivas eventualmente abertas em sua visão de mundo.
Formato proposto: Um encontro ininterrupto com duração de três horas, no período matutino ou vespertino (formato “pocket”), abrangendo todas as três etapas da metodologia, contando com no mínimo 5 e no máximo 17 participantes.
Histórico: O Laboratório de Leitura é resultado da experiência do historiador Dante Gallian na Escola Paulista de Medicina. Com o nome de Laboratório de Humanidades (LabHum), integra, como matéria eletiva, o currículo de Graduação e Pós-Graduação no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) – UNIFESP. Fora do âmbito acadêmico, é hoje ministrado, com o nome de Laboratório de Leitura (LabLei), na Casa Arca, em São Paulo, bem como em ambientes domésticos e corporativos. Relativamente a estes últimos, o Laboratório constitui a principal atividade do projeto de Responsabilidade Humanística, criado e desenvolvido pelo Prof. Dante Gallian, tendo sido aplicado no ambiente corporativo como meio privilegiado de promover a formação humanística e o processo da humanização.
Texto proposto para o Laboratório: O Espelho, de Machado de Assis.
Coordenador: Paulo Ricardo Gontijo Loyola, formando do Curso de Formação de Coordenadores de Laboratório de Leitura 2020, ministrado pelo Prof. Dante Gallian na Casa Arca, em São Paulo.
Custo: Sem custos, exigindo apenas o acesso à plataforma digital Zoom. A obra é de domínio público, podendo ser baixada pela internet.
Justificativa da proposta: O Laboratório de Leitura tem sido aplicado como eficaz ferramenta de humanização no ambiente de trabalho. O método trifásico e a coordenação proativa buscam garantir a discussão abrangente e qualificada da obra, com o fim de explorar as suas diversas nuanças e desenvolver as múltiplas possibilidades de interpretação. Desse modo, potencializam-se os efeitos positivos que a boa literatura e o diálogo respeitoso por si mesmos já possuem – respectivamente, ensejar experiências estéticas estruturantes da vida afetivo-reflexiva do indivíduo e compreender a singularidade e a pluralidade como valores que se iluminam e reforçam mutuamente na experiência do encontro.
Bibliografia sobre o Laboratório:
GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Clássicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
Bibliografia complementar:
GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
Sítios para consulta na internet:
http://casaarca.com.br/atividades/laboratorio-de-leitura/
Paulo Ricardo Gontijo Loyola

